A evaporação de água é um que processo precisa de calor para ocorrer. Podemos evaporar água de duas maneiras: uma é aquecendo a água até a ebulição e continuar fornecendo calor até evaporar toda a água, como em uma chaleira no fogão , a outra é sem aquecer, fazendo ar seco ter contato com a superfície molhada, como quando secamos uma toalha no varal . Nos dois casos a quantidade de calor necessária para evaporar um litro de água é praticamente a mesma, só que no segundo caso como não estamos fornecendo calor, o processo ocorre às custa de calor retirado do ar, da água ou da superfície molhada. Nesse caso quanto maior a superfície molhada exposta ao fluxo de ar, quanto mais seco o ar e quanto mais ar estiver circulando, mais água vai evaporar e mais calor é “retirado” do ambiente. Isso é Resfriamento Evaporativo.

É o que ocorre moringas de água e nas torres de refrigeração industrial, onde o objetivo é esfriar a água. Na natureza é o que ocorre no nosso corpo quando suamos, onde o objetivo é esfriar a pele, e é o que ocorre também quando saímos molhados da piscina em um dia de vento e sentimos muito frio. É também o que ocorre no climatizador evaporativo onde o objetivo é esfriar o ar.

2 comentários

  1. 4 de julho de 2016 às 00:09

    Preciso de um orçamento com urgência para instalação de climatizador(es) num restaurante com 400m2 de salão aberto (sem paredes ou janelas).

    • Pró Mídia Comunicação-Reply
      6 de julho de 2016 às 08:43

      Olá Christian, estraremos em contato com você por e-mail.

Deixe um Comentário