Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

Outubro Rosa: nós apoiamos essa causa!

O Outubro Rosa é um movimento acolhido pelo mundo todo para fortalecer a luta contra o câncer de mama, afim de conscientizar e compartilhar informações, especialmente para as mulheres, sobre os riscos, proteção e como detectar precocemente a doença. Empresas e entidades abraçam a causa, e a Pólo Clima não fica de fora dessa campanha.
Felizmente, hoje, cerca de 100% dos casos de câncer de mama diagnosticados no início tem possibilidade de cura. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, práticas saudáveis no dia a dia podem evitar até 30% dos casos do câncer. Realizar atividades físicas, evitar o consumo de álcool, ter uma boa alimentação, amamentar e manter o peso ideal são umas das principais medidas. Entretanto, além desses cuidado diários, outras medidas devem ser realizadas.
Qual a forma de realizar a prevenção?
Na verdade, o câncer de mama ainda não pode ser prevenido, mas pode ser diagnosticado o mais cedo possível. Para isto, recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência. O autoexame das mamas deve ser feito pelo menos uma vez ao mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.
Quando iniciar com os exames?
Após os 40 anos, a mamografia começa a ser um exame importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feita pelo menos uma vez por ano.
Sintomas
Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início, mas com o tempo, pode ser que surja um caroço na mama, bem como manchas ou alterações na pele da mama.
Caroço/nódulo indolor;
Pele da mama avermelhada e com textura similar a uma casa de laranja;
Alterações no mamilo (bico do peito)
Pequenos nódulos nas regiões abaixo dos braços e pescoço;
Saída espontânea de liquido dos mamilos.
Caso a mulher identificar alguns desses sintomas, deve-se procurar um especialista para uma avaliação diagnóstica. Vale ressaltar ainda que, ao contrário do que muitos pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum nas mulheres, entretanto raramente está associada ao câncer de mama. Essa dor geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.
Como é feito o diagnóstico?
O câncer de mama pode ser descoberto no exame clínico (médico) ou por exame de imagens (mamografia, ultrassom ou ressonância). Em caso de suspeita, o médico mastologista realizará uma biópsia. Esta biópsia pode ser feita por meio de uma pequena cirurgia ou através de um procedimento com o uso de agulhas.  Após o material ser colhido, ele deverá ser conservado em solução de formol e posteriormente enviado a um laboratório de patologia para avaliação e emissão de um laudo histopatológico.
Depois do câncer ser diagnóstico, ainda será necessário a realização de exames para acompanhar a progressão da doença no corpo (Estadiamento), estes poderão ser: de sangue, Raio-x de tórax, ultrassom de abdome e cintilografia óssea, entre outros específicos para cada caso.
Tratamento
O tratamento é diferente a cada tipo e estágio do tumor, pode variar entre terapia sistêmica, como a quimioterapia, terapia local, como a cirurgia e radioterapia, terapia hormonal e terapia-alvo.
O foco pode ser as mulheres, mas a luta é todos!
Fonte: Hospital do Câncer de Barretos
#PrevençãoSalvaVidas

Share this post


×